20 novembro 2009

"A MPB onde ela merece estar"

Diário Catarinense
20 de novembro de 2009 N° 8629

SHOW

A MPB onde ela merece estar


A Música Popular Brasileira (MPB) está meio desaparecida da vida noturna. E isso não só em Florianópolis, mas em todo o país, onde ritmos exóticos e batidas eletrônicas dominam a cena. Nossa maior referência sonora anda restrita aos cantinhos dos bares, onde músicos desfilam ao violão um repertório conhecido, mas de modo meio tímido. Agora, ela está voltando ao lugar que lhe é de direito.

E o retorno é cheio de presença e personalidade: são 11 músicos no palco, a maior parte deles conhecidos da cena musical da Ilha. O grupo recebeu o nome de Sabor Brasil, e valoriza vocais e pianos nas suas apresentações. Hoje, em comemoração ao seus 12 meses de atividades, faz seu primeiro show no Jinga Bar, espaço dedicado à música de raiz brasileira, na Lagoa da Conceição, na Capital.

Os pianos e teclados de Marcos Rocha, o baixo de Alexandre e a bateria e percussão de Gilson (Baixinho) e Jayme Salvon servem como cama para as harmonias vocais de Luciane Daux, Leonora Damerau, Wolney, Leandro, Tirzinho, Belinha, Spiri e Aurélio das Antigas. O show de hoje contará com a participação nos vocais de Lurdinha e Cláudia Barbosa, bem como da tecladista Denise de Castro.

Os referenciais do Sabor Brasil são os conjuntos vocais da Bossa Nova, como o Quarteto em CY e o MPB-4. Aliás, foram os 50 anos de idade da Bossa – festejados no ano passado – que serviram como inspiração para a criação do grupo. Em 1958, foram lançados os primeiros discos associados ao gênero, sobretudo Chega de Saudade, de João Gilberto. Foi o início do gênero que tornou-se sinônimo de Brasil no resto do planeta.

Repertório traz grandes nomes

No repertório, que homenageia o gênero com releituras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (Chega de Saudade, Wave, Águas de Março, A Felicidade), é flexível: também pode passar por Paulinho da Viola (Dança da Solidão), Novos Baianos, Antônio Carlos e Jocafi e até mesmo Erasmo Carlos.

Os planos para o segundo ano de vida são ambiciosos. O Sabor Brasil vai lançar um disco, mas não será em vinil e muito menos nos tradicionais CDs: pretendem disponibilizar o trabalho apenas em pen drive. As gravações deverão ser finalizadas no início do ano que vem. O grupo está gravando material de artistas locais, com arranjos e direção musical de Marcos Rocha

Serviço
Quando: Hoje
Onde: Jinga Bar (Av. das Rendeiras 1046, loja 1, Lagoa da Conceição)
Horário: 22h
Ingresso: R$ 15

rene.muller@diario.com.br

RENÊ MÜLLER
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2723353.xml&template=3898.dwt&edition=13562§ion=1315

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A volta da MPB aos barzinhos de Florianópolis

Em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, a banda Sabor Brasil buscou resgatar alguns clássicos dessa época que marcou a juventude de muita gente. Porém, o repertório visita outros estilos da MPB.Aliás, para a alegria de muitos, a música popular brasileira está recuperando seu espaço nos bares e casas de show de todo o Brasil. Floripa não poderia ficar fora desse movimento.

Contato para shows: bandasaborbrasil@gmail.com

Sucesso de público: Armazém Vieira lotado no show do dia 18/04/09

Para quem ainda tinha dúvida da volta da MPB aos barzinhos de Floripa, a lotação absoluta do Armazém Viera, na apresentação da banda Sabor Brasil, dia 18 de abril, foi a prova concreta que o movimento veio para ficar.

No show, com um repertório baseado em grandes sucessos da Bossa Nova, mas que também viaja também por outras pérolas da MPB, como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros, houve a aplaudida participação especial do vocalista Grego, da Banda Dasantigas, e da Bandaroeira.

Com a direção musical do tecladista Marcos Rocha, a banda prioriza 04 vocais femininos e 03 vocais masculinos. Resultado: com apenas 5 meses de existência, Sabor Brasil já vem reunindo um grande público e é sucesso de crítica.
Esta receptividade só prova que é o momento da MPB retomar o seu espaço nos palcos da ilha!

Acompanhe alguns momentos emocionantes do show pelo vídeo e os links abaixo:

CYNARA, do Quarteto em Cy, aprecia interpretação de "Querelas" pela Banda Sabor Brasil

Leia o email que recebemos de Cynara, do Quarteto em Cy - uma das grandes inspirações da Banda Sabor Brasil, que assistiu ao vídeo com o ensaio de Querelas do Brasil.

From: Cynara Faria
Date: 23/03/2009 17:53
Subject: RE: Olá!To:
bandasaborbrasil@gmail.com

Oi, Lu, Lola, Belinha e Spiri,

Que bacana que foi ouvir Querelas com vocês. Esta música me transporta pra uma época bastante produtiva do Quarteto e me dá saudades. Mas são saudades boas...

Enfim, o que quero dizer é que acho uma maravilha ouvir vocal nos tempos de hoje, quando as pessoas mal tem tempo de parar pra ouvir música. E, quando param, só conseguem ouvir é o lixo que se apresenta nas rádios e televisões. Não é pra sair falando mal de tudo mas a verdade é esta. Pouca coisa se aproveita no cenário musical das midias em geral.

Um grande abraço pra todas e bola pra frente!

Parabéns.

Cynara



Cynara Faria <cynara.faria@globo.com>
Sabor Brasil <bandasaborbrasil@gmail.com>
31/03/2009 17:21
Re: Olá!

Oi, Gente
Que bom saber que estão a mil, atuando, cantando sem parar. É isso.
Torço para que a tal crise não atrapalhe os nossos planos de cantarmos em Floripa ainda este ano. Temos um convite pra setembro, pra fazermos o Dolores Bis, sobre a música de Dolores Duran, que está previsto pra acontecer em Floripa, Joinville e Curitiba, através do CCBB. Esperemos, então
Bjs e boa sorte nos bares da vida....
Cynara

Assista ao vídeo de QUERELAS DO BRASIL
http://www.youtube.com/watch?v=1A8DX4L--4k

CYNARA - Quarteto em Cy

QUARTETO EM CY - Foto: butecodoedu.blogspot.com

Quarteto em Cy no Show Vinícius & Caymmi em Cy

Em 2008, a produtora Filmação, em associação com a distribuidora Neo, lançou em DVD o conteúdo do espetáculo em que Cyva, Cynara, Cybele e Sonya homenageiam Vinícius e Caymmi. O projeto “Quarteto em Cy no Show Vinícius & Caymmi em Cy”, produzido por Miguel Bacellar e dirigido por João Elias Júnior, faz menção ao famoso espetáculo apresentado em 1964 na boate Zum-Zum. Músicas como “Berimbau”, “Saudade da Bahia”, “História dos Pescadores” e “Samba da Bênção” não poderiam faltar, porém, outras tantas da carreira dos compositores e seus parceiros são apresentadas pelo Quarteto.

Veja mais sobre o Quarteto em Cy em http://www.quartetoemcy.com.br/